SEMENDE 2024: Oficina: Transformando a Mobilidade Urbana: Veículos Compartilhados e Sustentabilidade

O crescimento populacional global e o aumento da densidade das grandes cidades, especialmente nas metrópoles, tornam a mobilidade urbana um dos maiores desafios no planejamento urbano contemporâneo. Um dos principais entraves é a crescente frota de veículos leves movidos a combustão interna, alimentados por combustíveis fósseis e voltados para o uso individual. Esse modelo de transporte, além de ser energeticamente ineficiente, traz inúmeros impactos negativos à sociedade, incluindo poluição e congestionamento. Como alternativa, o uso de veículos compartilhados surge como uma solução promissora para a mobilidade urbana. Iniciativas como o transporte coletivo e o compartilhamento de meios de transporte para curtas distâncias, como bicicletas e scooters, ganham cada vez mais destaque. Paralelamente, o avanço de tecnologias sustentáveis, como veículos elétricos e fontes de energia renováveis, está promovendo uma mudança de paradigma no setor de transportes. Nesse contexto, a Prefeitura de Niterói implementou o sistema de compartilhamento de bicicletas NitBike, incentivando a mobilidade sustentável na cidade. Além disso, a Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolve pesquisas voltadas para a mobilidade elétrica sustentável, buscando aprimorar os sistemas aplicados a essa tecnologia e contribuir para soluções mais eficientes e ecológicas.

A atividade será iniciada em formato de mesa-redonda, com uma breve apresentação dos projetos do Niterói de Bicicleta (Prefeitura de Niterói) e do NITEE - Núcleo de Inovação em Engenharia Elétrica (Escola de Engenharia UFF).

Em seguida, serão propostas algumas questões-desafio aos participantes, que irão escolher uma das questões e se organizar em grupos de discussão. Os grupos serão convidados a apresentarem resultados e propostas para a mesa.

Posteriormente serão apresentadas as soluções que têm sido implementadas pela Prefeitura e pelo NITEE. A atividade  será finalizada com uma pedalada coletiva com as NitBikes!

Helena Porto - Coordenadoria Niterói de Bicicleta / Prefeitura Municipal de Niterói e Alexandre de Arruda Bitencourt (Alexandre Bitencourt) - UFF Alexandre: http://lattes.cnpq.br/3542543258732429