INOVA FRIBURGO. Evento de lançamento do Hub de Inovação do ISNF/UFF

O programa do evento mostra o papel da inovação e empreendedorismo no ensino, o desenvolvimento de soluções para o segmento saúde e parcerias com o mercado para integração regional. O conteúdo aborda também as oportunidades e desafios da criação de startups, fontes de captação de recursos e destaca o eixo da bioeconomia e o de tecnologias sociais.

APOIO: FAPERJ, ACIANF, TELECONEX, CURAPROX, SDI e RECICLOTRON

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

18 de Outubro

09:00 -10:30 - Abertura solene e apresentação do Hub de Inovação do ISNF/UFF, Ricardo Leal - AGIR, Claudio Fernandes - ISNF/UFF, e Don Louro - TELECONEX.

10:30-11:00 - COFFEE BREAK oferecido pela ACIANF

11:00-13:00 - Inovação em saúde no Brasil, um hub de oportunidades - Talk Show com Marcio Bosio - ABIMO, Phillipe Lontra - UNIMED NF e DNI Fermentadora de Startups, Juliana Fontanezi - Promoção da Saúde e Saúde Digital FIRJAN, Fernanda Gripp - SEBRAE, Augusto Theodoro - Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, Jose Loyola - UERJ/IPRJ, Luciane Boechat - Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

13:00-14:00 - ALMOÇO

14:00-16:00 - Tecnologia e Sustentabilidade no Radar das Startups. Mesa Redonda com Marilia Sant'Anna - SEBRAE Startup Win, Katia Aguiar - Divisão de Captação de Recursos da FIRJAN, Marcio Bosio - ABIMO, Clarice Pires - NOVAGEIA Biotecnologia, Valdir Veiga - Química de Produtos Naturais do IME, Flavio Seixas - Instituto de Computação da UFF e Caroline Fernandes - ISNF/UFF.

16:00-16:30 - COFFEE BREAK oferecido pela ACIANF

16:30-18:00 - Jornada das Startups. Design thinking, canvas, patentes, pitch, pivotagem, incubadoras e tudo mais que a startup precisa saber. Talkshow com Don Louro - TELECONEX Aceleração de Startups, Rodrigo Sena - INOVAFRI, Ivan Bastos e Monica Calixto - IPRJ/UERJ, Claudio Fernandes - ISNF/UFF, Ronald Fonseca Chaves - ETCO/AGIR e Norma Guimaraes - Incubadora/AGIR.

19 de Outubro

09:00-10:30 - A transição da pesquisa básica para a pesquisa aplicada - Desafios e cases de sucesso. Mesa redonda com Monica Vianna, SØLLYTCH, Bruno Robbs, Fernanda Calazans, Giovanni Verissimo e Vinicius Pascoal do ISNF / UFF

10:30-11:00 - COFFEE BREAK oferecido pela ACIANF

11:00-13:00 - Empreendedorismo e Inovação na Formação Profissional. Talkshow com Dalmo Stutz - CEFET, Leandro Ratamero - IPRJ/UERJ, Walter de Oliveira - DNI Fermentadora de Startups, Marcelo Verly - ESTACIO, Francelise Roque e Luis Eduardo Campos - ISNF/UFF

13:00-14:00 - ALMOÇO

14:00-16:00 - CURACYCLE – Inovação e sustentabilidade na saúde bucal. Mesa redonda para lançamento de parceria para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em saúde bucal com Hugo Lewgoy - CURAPROX, Malin Borg - SWISSNEX, Elisabeth Castilho do Instituto Fribourg - Nova Friburgo, Augusto Theodoro - Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico e Luciane Boechat - Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde. Destaque para inauguração do ponto de entrega voluntária de residuos de escovas de dentes, tubos de creme dental e outros produtos de higiene bucal.

16:00-16:30 - COFFEE BREAK oferecido pela ACIANF

16:30-18:00 - Inovação social, tecnologias e processos de impacto para o desenvolvimento sustentável.  Talkshow com Francelise Roque e Claudio Fernandes do ISNF/UFF, Maiby Carestiato da Casa Madre Roselli e Rotary Nova Friburgo, Eric Fernandes - Reciclotron e Fernando Cavalcante - ACIANF. Destaque para entrega de equipamentos de informática recondicionados a partir de lixo eletrônico em projeto da Reciclotron com o IPRJ/UERJ.

20 de Outubro

09:00-13:00 - Global Oral Health Module -New Ways of Thinking, New Ways of Working”. Evento híbrido internacional com transmissão online ao vivo com Julian Fisher, Charité University, Berlin, tradução consecutiva de Claudio Fernandes - ISNF/UFF, coordenação técnica da Profa. Angela Scarparo - ISNF/UFF e hands on sobre o uso de diamina fluoreto de prata, ministrado pela SDI Brazil. Atividade de acesso limitado aos alunos do ISNF/UFF.

CREDENCIAMENTO

ENTRADA FRANCA

Inscrição oferece direito a certificado oficial de 16 horas de atividades complementares, válido para demonstração de atividades acadêmicas extramuros.

1. Angela Scarparo, Professora, Odontologia do ISNF/UFF

30. Monica Calixto, Professora do IPRJ/UERJ

31. Monica Vianna, CEO da SØLLYTCH

32. Marilia Sant’Anna, Gestora do projeto SEBRAE Startup Win