SEMENDE 2024: Diretrizes de Logística Urbana para as cidades brasileiras: fundamentos e proposições

A operação logística de carga urbana deve ser considerada uma questão de relevância no planejamento das cidades. Portanto, os impactos causados por meio do transporte rodoviário na distribuição urbana de mercadorias sobre o sistema viário e de transportes em área urbana bem como as interferências sobre suas adjacências merecem uma análise mais apropriada, pois ainda existe a problemática da eficiente distribuição da carga nos diversos centros urbanos, em especial, no Brasil. A concepção Logística Urbana, que vem sendo empregada em diversas cidades ao redor do mundo com sucesso, é um campo de conhecimento que tem como objetivo a otimização global das operações logísticas em áreas urbanas e que pode trazer benefícios relevantes na sua prática para as cidades brasileiras. Neste contexto, em que as políticas públicas atuais praticadas no planejamento urbano ainda requerem diretrizes que possibilitem a eficiência da distribuição de mercadorias nas cidades, a presente apresentação tem por objetivo mostrar a importância de um conjunto de diretrizes de logística urbana para essa eficiência, que contribuirão para o desenvolvimento da movimentação de carga na área urbana, trazendo uma melhoria significativa da qualidade de vida da população, uma mobilidade urbana adequada e levando a um desenvolvimento sustentável das cidades.

Antonio Carlos Gusmão - Publicou recentemente o livro intitulado “Diretrizes de Logística Urbana para as Cidades Brasileiras: Fundamentos e Proposições, que foi agraciado como “Livro Finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico”, na sua 1ª edição em 2024.

Professor Associado da UFF e Coordenador do Laboratório de Logística de Distribuição, Segurança Alimentar e Transporte de Produtos Agrícolas. Possui vasta experiência em Engenharia de Transportes com ênfase em logística urbana. Tem ainda mais de 100 participações em congressos nacionais e no exterior na área de educação, engenharia de produção, meio ambiente e engenharia de transportes. Possui artigos publicados em congressos e periódicos no Brasil, Estados Unidos e Canadá, além de capítulo de livro publicado “OnLine First da IntechOpen” na Inglaterra/Europa. É membro sênior da Latin American Studies Association – LASA nos Estados Unidos.