SEMENDE 2024: Mesa Redonda - Valorização dos resíduos por processos termoquímicos como contribuição à circularidade de materiais

Mesa redonda vislumbrando discussões sobre o tema da valorização de resíduos a partir de técnicas de reciclagem, especialmente química, com pirólise e gaseificação, e reintrodução dos novos produtos em novas rotas tecnológicas e novas aplicações. Tema dentro do contexto de economia circular, em que a extensão do ciclo de vida e novos ciclos de vida de materiais são discutidos, sendo abordados desafios, oportunidades e avanços tecnológicos.

PALESTRANTES

José Carlos Pinto - É membro do comitê editorial da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia, editada pela ABPol. É também membro dos Conselhos Editoriais da revistas Macromolecular Reaction Engineering (editada pela Wiley) e Processes (editada pela MDPI). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2010 e da Academia Nacional de Engenharia desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase geral em reatores químicos, e ênfase particular na área de modelagem, simulação e controle de sistemas de polimerização.

Rodolfo Cardoso - UFF - Atuou em projetos de Modelagem de Gestão e Gestão da Inovação para organizações como SABESP, ANTT, FINEP, IEL/CNI, BNDES, ANVISA, Natura, Embraer, Caloi, Petrobras, entre outras. Coordenador do projeto “Desenvolvimento de Modelo de Negócio para Tratamento de Lodo Sanitário por Pirolise Lenta à Tambor Rotativo”, parceria com FAPERJ, AGENERSA e AEGEA.

Leandro Alcoforado Sphaier - UFF - em breve maiores informações;

Alessandra Duailibe - UFF - Desempenha atividades de ensino e pesquisa nas áreas de meio ambiente e balanços ambientais, com foco em pirólise de resíduos, além de materiais, corrosão e equipamentos para escoamento de fluidos. Ademais, atua em projetos na área de reciclagem de resíduos plásticos, impactos ambientais e ACV, Economia Circular, materiais e corrosão. Experiência profissional na área de óleo e gás nas empresas Iesa, QUIP, Chemtech e Kromav, realizando projetos na área de processos de exploração e produção de petróleo, inclusive na área do Pré sal (2008 - 2013).

Prof. André Von-Held Soares - UFF - Trabalhou entre 2010 e 2012 na Casa da Moeda do Brasil e foi Professor de Físico-Química no IFRJ entre 2011 e 2020. Realizou seu doutorado com período de sanduíche no Leibniz Institut für Katalyse, em 2015, na Alemanha. É professor adjunto do TEQ-UFF desde 2020. Desenvolve pesquisas na área de valorização de biomassa e resíduos, com foco em processos catalíticos e térmicos, nos laboratórios RECAT e LISA, e vem atuando em métodos numéricos aplicados a problemas de Engenharia das Reações Químicas.