SEMENDE 2024: Mesa Redonda - Diálogo Desenho: concepção, design, representação, discurso

A mesa redonda será um debate com professores e convidados que utilizam o desenho em suas rotinas, destacando a importância do desenho como ferramenta de comunicação. O debate abordará a construção do pensamento com o auxílio do desenho desde o Ensino Fundamental, refletindo sobre como as medidas do governo em relação ao ensino de desenho têm impactado os alunos que ingressam no nível superior. Além disso, será discutida a importância dessa disciplina no contexto do desenho enquanto ferramenta de visualização e criação em um mundo de ambientes virtuais.

Renata Vilanova - UFF - Possui experiência e conhecimentos sobre modelagem, círculos de leitura, ambientes de aprendizagem, literatura infantil e ensino de artes/instalações artísticas. No seu histórico profissional trabalhou como ilustradora, artista residente de Portugal, premiada em Programas de Leitura no Brasil.

Amador Perez - ESDI-UERJ - Desenvolve sua trajetória como artista visual com exposições individuais e participações em coletivas no Brasil e no exterior, assim como diversas instituições e coleções, brasileiras e estrangeiras, possuem obras suas; foi professor da ESDI Escola Superior de Desenho Industrial-UERJ e do Depto. de Artes e Design-PUC Rio.

Anna Virgínia Muniz Machado - UFF - Vinculada ao Departamento de Design e Tecnologia, atua também nos programa de pós-graduação de Montagem Industrial e de Engenharia de Biossistemas e coordena o Laboratório de Gestão Ambiental.

André Queiroz - Professor adjunto do ensino básico, técnico e tecnológico no Colégio Pedro II. Interesses na convergência entre teoria crítica e práticas projetuais nos campos das Artes Visuais, Design, Desenho, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Cultura.