SEMENDE 2024: Visita técnica - Estação de Tratamento de Esgoto do Barreto

O saneamento é um marco tecnológico na sociedade que apresentou uma virada de chave na qualidade de vida do mundo todo! Que nós usamos a água e ela vai para o esgoto, todos nós já sabemos, mas como o processo de tratamento desse esgoto funciona na prática? É através dessa visita que descobriremos como é o processo de tratamento do esgoto, desde sua chegada na estação, até o produto final que volta para os corpos hídricos. Venha nessa visita conosco para entender melhor sobre esse assunto que está tão presente no nosso dia a dia, e mesmo assim é um mistério para muitos.

Objetivo da visita técnica é acompanhar todo o processo operacional de correto lançamento do esgoto sanitário no sistema coletor público, com destinação através de redes, elevatórias e outros dispositivos até a Estação de Tratamento de Esgoto, oportunidade em que o efluente coletado passa pelas etapas de tratamento física (remoção de resíduos) e tratamento biológico para digestão da carga orgânica remanescente, atendendo aos padrões exigidos pelas Normas e Legislações Ambientais.

ATENÇÃO: A saída para visitação acontecerá da Escola de Engenharia da UFF às 08h30.

Halphy - Águas de Niterói S.A. - trabalha com saneamento básico à 20 anos, sendo 10 anos diretamente com a área de sustentabilidade (requisitos legais, processos de licenciamentos, educação e conscientização ambiental e etc). Diretor Técnico do Comitê das Bacias Hidrográficas da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares e por ele membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), além de Coordenador do Subcomitê Leste da Baía de Guanabara.

Giovana Sales - Águas de Niterói S.A - Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, analista Ambiental da Águas de Niterói.

Vagas esgotadas! - Havendo disponibilidade, inscrições na entrada do Evento