SEMENDE 2024: Espaço ABTELECOM: Inteligência Artificial e a Parceria UFF para o Futuro da Conectividade

Sessão de Abertura: Apresentação formal da ABTELECOM (Luiz Rocha, presidente ABTELECOM)

Palestra 1: Situação da IA no mundo hoje

Descrição da atividade: A Inteligência Artificial vive uma fase de grande expansão e impacto global, transformando setores da Engenharia além da saúde, educação, finanças entre outros. Ferramentas como o ChatGPT e os sistemas de aprendizado profundo estão revolucionando a automação e a análise de dados em larga escala. Países como os EUA, China e União Europeia lideram o desenvolvimento e a adoção de IA, enquanto startups e grandes corporações investem cada vez mais nessa inovação. No entanto, a IA também levanta desafios éticos e sociais, como o desemprego tecnológico e a privacidade. Além disso, há uma demanda crescente por profissionais qualificados, uma vez que a falta de mão de obra especializada limita seu potencial.

Palestra 2: Parceria UFF/ ABTelecom

Descrição da atividade: Interação com participantes, incluindo o cadastramento gratuito dos discentes interessados em se associarem à ABTelecom e a divulgação de projetos entre a Universidade e a Associação.

Palestra 1 Alexandro Acha - UFF - Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTelecom)

Palestra 2 Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima - CREA-MA

Palestra 3 Prof. Fernando Beiriz - Associação Brasileira de Telecomunicações (ABTelecom)