SEMENDE 2024: Oficina - Desafio Wi-Fi Boost: Engenharia criativa

Competição onde os participantes deverão desenvolver um protótipo de um equipamento auxiliar para direcionamento de sinal no padrão Wi-Fi. O desafio consiste em atingir a maior distância entre dois pontos de acesso com maior potência recebida, usando o equipamento desenvolvido. Os participantes serão divididos em grupos de até 5 pessoas onde receberão materiais básicos, como tesoura, lata de refrigerante, papel alumínio, papelão, fita adesiva, esponja de aço, entre outros, para construção do dispositivo. Serão fornecidas instruções sobre as limitações e regras do desafio. O grupo vencedor será o que conseguir a maior potência de sinal recebida.

PALESTRANTES

Roberto Di Renna - Foi pesquisador visitante na Universidade de Bremen, Alemanha, participando do PRINT. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Institute of Electrical and Eletronics Engineers (IEEE). Possui experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas de comunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de comunicação sem fio, técnicas de detecção multiusuário, codificação de canal, antenas e propagação.