SEMENDE 2024: Mesa Redonda - IOT e responsabilidade socioambiental

Descrição da atividade: uma mesa-redonda com profissionais que tenham trilhado carreira na área e, a partir de sua experiência, vêm falar sobre o nosso momento. Resgataremos o passado a fim de fazermos uma retrospectiva de nossas áreas de conhecimento, visando construir um futuro melhor, visando a sustentabilidade do planeta para as gerações futuras. Abordaremos duas questões:

Em um mundo onde objetos se tornam cada vez mais inteligentes com a Internet das Coisas, você acredita que essa tecnologia aproxima ou afasta designers de produto e engenheiros?

Estamos sofrendo com eventos climáticos mais frequentes: enchentes e secas. Daí fica a pergunta: qual é o papel do designer enquanto cidadão? Que conselhos você daria para a nova geração de criadores?

Bitiz Afflalo - EBA/UFRJ - Doutora em urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ, com período de doutorado sanduíche no Centro Edgar Morin, IAAC/EHESS, em Paris bolsa CAPES. Professora Aposentada de Projeto de Produto na Escola de Belas Artes - BAI/EBA/UFRJ. Possui graduação em Desenho Industrial - UERJ Escola Superior de Desenho Industrial (1973) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo PROURB/ Faculdade de Arquitetura da UFRJ (2008). Durante muitos anos atuou profissionalmente em projetos de Design, na área de elementos de uso público, com ênfase em mobiliário urbano, exposições, sistemas de sinalização de espaços e edifícios e mobiliário escolar.

Lucy Niemeyer - ESDI/UERJ - Pós-doutorado em Design pelo UNIDCOM/IADE, Lisboa, Portugal. Integra o corpo docente do Curso de Pós-graduação em Design da ESDI/UERJ, em que também supervisiona teses. A atividade de investigação se expressa em artigos e livros, entre eles autora única de Design no Brasil: Origens e instalação, Elementos da Semiótica Aplicados ao Design e Tipografia: uma apresentação, todos eles em várias edições. Ministra palestra em diversos países, designadamente Portugal, México e Argentina.

Sydney Freitas - ESDI/UERJ - Doutorado(1999) e Mestrado (1991) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e graduação em Desenho Industrial pela PUC-Rio (1981). Atualmente é Professor Associado-DE da ESDI/UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem contribuído para a qualificação da pesquisa no Brasil atuando como parecerista do CNPq, CAPES, FAPERJ, FACEPE. Tem experiência profissional e docente na área de Desenho Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: usabilidade do produto, projeto de produto, metodologia de projeto. É membro do comitê do CIPED, do P&D, USIHC e do ErgoDesign. Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC.