SEMENDE 2024: Seminário - A influência dos efeitos climáticos no Transporte Multimodal

Está é uma atividade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em parceria com a Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Mesa de Abertura

Palestra Magistral: Mais uma Transição Energética para a Humanidade

O uso da energia é um fator crucial para o desenvolvimento humano. Conforme as civilizações foram se tornando cada vez mais complexas e crescentemente ávidas por energia, enquanto a ciência foi oportunizando novas formas de aproveitamento energético, grandes e rápidas transformações têm ocorrido neste campo específico do conhecimento. Estamos diante de mais uma dessas transformações, desta feita impulsionada não apenas por fatores econômicos, mas também pela conscientização de que limites de sustentabilidade precisam ser respeitados.

Palestra 2: Como adaptar as pontes às alterações climáticas?

Descrição da atividade: As pontes são normalmente construídas de forma a serem resilientes às condições climáticas do passado. O que acontecerá se o clima deixar de ser estável? As emissões antropogénicas de gases com efeito de estufa têm tido impactos generalizados no ambiente e nas infraestruturas. Embora a magnitude dessas alterações esteja envolvida em alguma incerteza, o facto de que o nosso clima está a mudar é inequívoco. Apesar de haver “certeza nas incertezas”, devemos “esperar para ver” até entendermos tudo sobre alterações climáticas? Esta palestra pretende sintetizar um roteiro para adaptação das pontes de betão armado às alterações climáticas, bem como apresentar um plano de adaptação às alterações climáticas aplicado a uma ponte em Portugal.

Palestra 3: Estratégia de Descarbonização do Transporte Marítimo

Descrição da atividade: serão abordados os principais esforços da Organização Marítima Internacional (IMO) para reduzir as emissões do setor, incluindo a implementação de tecnologias de e-navigation e inovações na transição energética. O foco também se estenderá às perspectivas e desafios específicos para o Brasil, destacando a importância de estratégias sustentáveis e a colaboração entre diferentes stakeholders para um futuro mais verde no transporte marítimo.

Palestra 4: Inovação e Tecnologia nos Maiores Portos do Mundo

Esta palestra aborda como as autoridades portuárias estão respondendo a esses desafios, reavaliando infraestruturas, promovendo cooperações estratégicas e investindo em tecnologia da informação. Exploramos as medidas adotadas para enfrentar as demandas e oportunidades de um mundo em constante mudança, garantindo que os portos se mantenham competitivos, eficientes e sustentáveis.

Mesa de Abertura: Prof. Eng. Adalmir José de Souza

Palestra Magistral - Almte. Paulo Martino Zuccaro

Palestra 2 - Prof. Elói Figueiredo

Palestra 3 - Dra. Jéssica Germano de Lima Silva

Palestra 4: José Canão

Currículo resumido dos palestrantes no link abaixo:

Atividade Presencial - Auditório do NAB - Campus Praia Vermelha - Rua Passo da Pátria, 156 - São Domingos.

Transmissão ao vivo pelo canal Conexão Engenharia UFF: https://www.youtube.com/live/lR4TqEKDRpA?si=9F8CyhaMfxANw_ON